Indicadores e métricas do sistema de ensino português

O EDUSTAT é uma plataforma digital que resultou da necessidade sentida de se produzir informação quantitativa que permitisse a realização de análises e formulações de políticas na área da educação através de um maior acesso à informação e uma maior transparência e rigor na sua divulgação, exigência encorajada por instituições supranacionais como a OCDE, a Comissão Europeia, o Banco Mundial ou a UNESCO.

Com os objetivos de produzir indicadores de desempenho do sistema educativo que testemunhem a sua evolução e permitam recomendações e ações de melhoria, fomentar o debate educativo em torno da informação existente de modo abrangente e estimular a investigação científica através da partilha de indicadores fiáveis, o EDUSTAT disponibiliza dados suficientemente desagregados de modo a permitir:

  • analisar a importância das características socioeconómicas das famílias como fator determinante da participação e sucesso nos percursos educativos;
  • apoiar os processos de decisão das famílias e evitar a diminuição da sua participação no sistema de ensino;
  • monitorizar a evolução do grau de articulação entre sistema de ensino e entidades não académicas;
  • avaliar o impacto da educação de forma mais ampla, seja ao nível económico, seja ao nível do aumento do capital social da sociedade portuguesa (participação política, cívica e cultural, saúde e condições de vida).

O seu projeto de conceção teve, assim, como objetivo a definição e a sistematização de um conjunto de indicadores/métricas explanatórias que permitisse o conhecimento da situação atual, tendências de evolução e principais dinâmicas estruturais do sistema de ensino português, proporcionando uma leitura crítica do sistema de educação para diferentes públicos: público em geral, responsáveis por políticas públicas, investigadores e professores / educadores / formadores.