Programa de promoção da Literacia Científica

Com o programa Cientista Regressa à Escola pretende-se juntar, em todo o território nacional, crianças e cientistas oriundos da mesma escola/município, proporcionando o regresso das pessoas cientistas à sua terra natal para realizar oficinas de ciências únicas, interativas e pedagógicas direcionadas a crianças do 4º ano de escolaridade.

Através da aproximação de crianças e cientistas e da colaboração com professores do 1º ciclo, o programa Cientista Regressa à Escola assenta nos conceitos inovadores de Educação Circular e Capital de Ciência e visa promover a literacia científica junto das crianças de escolas do 1º Ciclo de contextos socialmente desfavorecidos, particularmente nas zonas rurais do nosso país.

A Fundação Belmiro de Azevedo apoia financeiramente 15 ações do Programa Cientista Regressa à Escola, em que mais de 600 alunos terão a oportunidade de conhecer um cientista da vida real na sua sala de aula, muitas vezes pela primeira vez. Os workshops terão lugar durante os anos letivos de 2023/25 e verão 15 cientistas regressar às escolas primárias das suas cidades de origem para alargar o horizonte das crianças carenciadas.