Inclusão social de crianças e jovens através do Desporto

O desafio

A educação não formal tem-se revelado como um processo de desenvolvimento saudável, com maior maleabilidade nos métodos de aprendizagem, capaz de responder a problemas como a exclusão social.

O poder educativo e transformador da educação não formal através do desporto pode, por isso, ter um papel determinante nos percursos sociais e profissionais de crianças e jovens, pelo seu enorme potencial no desenvolvimento e valorização de competências emocionais e sociais e pela alteração de comportamentos que daí podem resultar.

A intervenção

O Espaço t desenvolve o projeto “Escola de Rugby Cercar-te”, que visa permitir a crianças e jovens, de zonas socioeconomicamente vulneráveis, a aprendizagem e a prática do jogo de Rugby, um jogo de contacto físico coletivo, que, pelas suas características, código de ética e valores, permite o desenvolvimento de um conjunto de atividades pedagógicas relevantes.

É objetivo deste projeto dar início, nos escalões de sub14 e sub16 da Escola de Rugby, à equipa feminina de rugby, essencial para acolher e dar continuidade ao trabalho iniciado com as atletas femininas nos escalões base (a modalidade é mista até aos sub14, passando a ser dividida em masculinos e femininos a partir do escalão de sub16), alargando-se esta intervenção aos municípios de Gondomar e da Maia.

Pretende-se que o projeto fomente/suscite mudanças significativas na vida de crianças e jovens, nomeadamente:

  • a promoção das competências de adaptabilidade, atenção e memória, autonomia, autorregulação, comunicação (assertiva e de escuta ativa), participação, pensamento criativo e crítico, empatia e resolução de problemas
  • a diminuição do absentismo;
  • a diminuição da taxa de insucesso escolar (desistência/retenção);
  • o aumento do nível de escolaridade;
  • o aumento da auto-estima, da autoconfiança e do bem-estar geral
  • a promoção de hábitos de vida mais saudáveis

Pretende-se ainda promover condições para o processo de inclusão de crianças e jovens na sociedade, nomeadamente o reconhecimento do direito de participação, o acesso a oportunidades, bens e recursos da sociedade, o fortalecimento das relações e/ou a criação de novos laços, promovendo a aproximação e o fortalecimento de valores éticos e morais.