Inclusão social de crianças e jovens através do Desporto

O desafio

Apesar dos esforços significativos no combate à pobreza e exclusão social, a vulnerabilidade social e económica da população em Portugal é ainda uma preocupação. As crianças e jovens encontram-se entre os grupos mais vulneráveis, na medida em que apresentam características próprias que os colocam mais expostos a situações de risco de pobreza e exclusão social. Estes grupos etários devem, por isso, beneficiar de intervenções que contribuam para a prevenção ou redução desse risco e que promovam a sua inclusão na sociedade.

O desporto pode ter um papel determinante nos percursos sociais e profissionais de crianças e jovens, pelo seu enorme potencial no desenvolvimento e valorização de competências emocionais e sociais e pela alteração de comportamentos que daí podem resultar.

A intervenção

A Ensaio D´Elogios promove atividades recorrentes da prática dança e outras práticas desportivas, através da promoção de ações recreativas, eventos desportivos, culturais e sociais. Pretende levar a cabo o Programa Dança com Impacto, que visa influenciar positivamente os percursos de integração de crianças e jovens em situação de maior vulnerabilidade social, construindo comunidades mais coesas através da educação não formal, através do desporto (da prática da dança), tendo um papel determinante nos seus percursos sociais e profissionais.

É objetivo deste projeto trabalhar com crianças e jovens, dos 10 aos 19 anos, expostos a ameaças à inclusão social com percursos escolares caracterizados por absentismo, retenções, fraca participação escolar e abandono precoce. O projeto centra a sua atividade em 4 comunidades de contextos adversos dos municípios do Porto, Matosinhos, Trofa e Vila Nova de Gaia.

Pretende-se que o projeto fomente/suscite mudanças significativas na vida de crianças e jovens, nomeadamente:

  • o desenvolvimento e a valorização de competências emocionais e sociais;
  • a diminuição da taxa de insucesso escolar (desistência/retenção);
  • o aumento do nível de escolaridade;
  • o aumento da autoestima, da autoconfiança e do bem-estar geral;
  • a promoção de hábitos de vida mais saudáveis;
  • o desenvolvimento de novas competências e qualificações escolares e profissionais.

Pretende-se ainda promover condições para o processo de inclusão de crianças e jovens na sociedade, nomeadamente o reconhecimento do direito de participação, o acesso a oportunidades, bens e recursos da sociedade, o fortalecimento das relações e/ou a criação de novos laços, promovendo a aproximação e o fortalecimento de valores éticos e morais.