O desafio
A pesca de contacto de fundo é inquestionavelmente uma das principais ameaças aos ecossistemas de florestas de animais marinhos, especialmente invertebrados como os corais de águas temperadas. É crucial mitigar esses impactos, com medidas de recuperação e gestão e integrar e motivar a sociedade, pois a pesca de fundo fornece uma riqueza de informação sobre habitats de corais e biomassa de capturas acessórias para o restauro de habitats que beneficiam muito a investigação e a gestão se forem desenvolvidas integrando ciência rigorosa com conhecimento ecológico local.
As consequências do declínio de corais incluem perda de biodiversidade e de serviços das florestas de corais. Embora seja fundamental mitigar essas ameaças, dados indicam que medidas de gestão passiva são insuficientes para garantir a persistência de muitos habitats de corais, e que são necessárias intervenções ativas para restaurar e preservar sua integridade e funcionamento ecológicos. Há ainda um déficit crítico de conhecimento que dificulta o desenvolvimento de práticas eficazes para recuperar ecossistemas.
Este projeto visa colaborar com pescadores e outros cidadãos para o resgate e recuperação de corais em zonas impactadas por atividades de pesca de contacto com o fundo na região de Sagres. Serão desenvolvidos estudos ecológicos e genéticos para implementar metodologias eficientes de propagação clonal e sexual e replantação nos fundos de Sagres.
Os objetivos particulares do CORALforests são: