Programa de ensino do pensamento computacional nos ensinos básico e secundário

O desafio

A ENSICO, Associação para o Ensino da Computação, promove o ensino da computação para todos os estudantes do ensino básico e secundário, propondo um programa e metas curriculares que potenciem a literacia científica e tecnológica assente no domínio das ciências da computação.

Tem como objetivo preparar crianças e jovens para atuarem como criadores e empreendedores acompanhando as mudanças e as tendências sociais, económicas e tecnológicas, promovendo valores subjacentes ao perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória: Informação e comunicação; Pensamento crítico e pensamento criativo; Raciocínio e resolução de problemas; Saber científico, técnico e tecnológico. Assim, Mais do que a mera informática e tecnologia, a ENSICO advoga o ensino das Ciências da Computação, com o objetivo de promover o Pensamento Computacional, uma vez que a Ciências da Computação diz respeito à lógica, resolução de problemas, abstração e criatividade (estruturação do pensamento criativo).

No âmbito deste programa, a Fundação Belmiro de Azevedo apoia o desenvolvimento de conteúdos para alunos do 2º ciclo, que serão disponibilizados através de uma plataforma online.